A campanha “Dezembro Vermelho” consiste em conscientizar sobre o HIV, para isso, o Núcleo de Atendimento ao Servidor distribuiu cartilhas contendo informações sobre o vírus para informar os servidores sobre as formas de transmissão e prevenção do contágio do vírus.
O que é?
O HIV (Vírus da Imunodeficiência humana é o vírus causador da AIDS, doença que se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema imunológico aumentando o surgimento de outras doenças. Ele é transmitido por meio de relações desprotegidas, compartilhamento de agulhas ou seringas compartilhadas, transmissão de sangue contaminado e transmissão vertical (da mãe infectada para o bebê).
Como prevenir?
O método mais eficaz para a prevenção é o uso de preservativos (camisinha masculina ou feminina) em todas as relações sexuais, eles também evitam a transmissão de outras IST’s como as Hepatites B e C.
Atualmente há também medicamentos que ajudam na prevenção, como a PrEP (Profilaxia pré exposição) que consiste no uso diário para impedir que em caso de exposição, o vírus não se instale no sistema, e a PEP (Profilaxia pós exposição), que é um medicamento Anti-HIV em em caso de urgência APÓS uma situação de risco. É importante lembrar que a PrEP não é disponíveis para todos, esse medicamento é prescrito apenas a pessoas que tenham uma maior chance de entrar em contato com o vírus (Pessoas que apresentam comportamento de risco) e para pessoas que se relacionam com pessoas vivendo com o HIV (Relacionamento soro diferente). (Fonte: Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo)
Também é importante lembrar que “Indetectável = Intransmissível”. Isso quer dizer que, atualmente, com a evolução da medicina e o tratamento do vírus, pessoas que vivem com o HIV que aderirem corretamente à Terapia Antirretroviral (TARV) está no caminho certo para atingir o estágio indetectável, sendo assim, a pessoa não transmite mais o vírus por via sexual (Portal Drauzio Varela, 2023). Portanto, é de suma importância realizar exames e testes de IST com regularidade.